Glossário

fMRI - Sigla do inglês para functional magnetic ressonance imaging, que, em português, traduz-se como Imagem por Ressonância Magnética Funcional. 

L2 - Língua aprendida após a primeira língua (uma língua estrangeira). Na verdade, o número pode variar de acordo com a ordem em que a pessoa aprende sua(s) língua(s) estrangeiras, sendo L2 a primeira língua estrangeira, L3 a segunda, Ln a enésima. Como, geralmente*, Língua Materna é a primeira língua que alguém aprende, ela fica sendo a L1. *geralmente porque há casos de pessoas que têm mais de uma língua materna. 

 

Neurociência da Linguagem - Basicamente, é a área da linguística responsável por estudar como o cérebro articula a linguagem e os respectivos efeitos que isso traz na comunicação, dentre outras coisas.  

 

Período Crítico - É o período proposto por Lenneberg em 1967 e que muito interessou a Chomsky em suas propostas a respeito da hipótese biológica de aquisição de linguagem.  Ele ocorre durante a infância (0-6/7 anos), período em que o cérebro humano está receptivo a adquirir quaisquer línguas a que for exposto, formulando uma gramática internalizada para cada uma delas. A partir dos sete anos de idade, essa capacidade diminui, uma vez que o cérebro começa a perder plasticidade e a aprendizagem de uma língua fica cada vez mais mecânico, tornando-o mais difícil, porém jamais impossível. É por isso que quanto mais velha uma pessoa é, mais difícil é de aprender outra língua. 

 

Plasticidade - A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente.