Fala com a minha mão!

Canhotos seriam mais predispostos a habilidades linguísticas?

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

terça feira, 20 de outubro 2020 - Isabella Louise Ramos de Assis

       Muitos cientistas consideram que o fato de que a linguagem é processada processada em maior parte no hemisfério esquerdo do cérebro seja a razão de a maioria dos seres humanos serem destros — afinal, o movimento no lado direito do corpo também é controlado no hemisfério esquerdo e pode haver uma associação, na evolução, entre a vocalização e os gestos manuais. Dessa forma, não é surpresa constatar que pessoas canhotas mostrem uma maior simetria na lateralização do processamento da linguagem — ou até possuam maior ativação do hemisfério direito em resposta a estímulos linguísticos.

            Isso foi descoberto durante o estudo da Universidade de Oxford, que correlacionou a dominância do uso de uma das mãos a perfis genéricos e a áreas cerebrais referentes à linguagem e doenças neuropsiquiátricas.

         Através da comparação de imagens captadas por ressonância magnética dos cérebros de 721 canhotos e 6.685 destros, os pesquisadores puderam perceber uma conectividade mais forte entre as redes (homólogas) direita e esquerda referentes à linguagem. Essa conectividade parece estar associada ao desenvolvimento de feixes nervosos (substância branca) que conectam áreas relevantes (no hemisfério esquerdo, em especial, a área de Broca e a junção temporoparietal) nas redes funcionais de linguagem em ambos os hemisférios. Talvez não seja surpreendente, então, que um gene, rs199512, fortemente associado à dominância da mão esquerda, também esteja associado a proteínas envolvidas em guiar os axônios no desenvolvimento cerebral. Além disso, uma outra evidência do envolvimento das regiões cerebrais no hemisfério direito em canhotos é a supressão mais fraca da influência da rede de modo padrão (assumido pelo cérebro quando ele está em “repouso”) na rede funcional da linguagem no hemisfério direito.

       Deste modo, os cientistas especulam sobre que vantagens (ou desvantagens) canhotos podem ter no desenvolvimento de habilidades linguísticas apresentando essa conectividade: estudos dirão!

Baseado no artigo da BBC: https://www.bbc.com/news/health-49579810
Artigo da pesquisa: https://academic.oup.com/brain/article/142/10/2938/5556832

isabella_eneling.png